domingo, 9 de setembro de 2007

Nascente do rio Tietê e Barragem da Ponte Nova

· O rio Tietê nasce na cidade paulista de Salesópolis, a 96 quilômetros dentro do Estado de São Paulo, até se encontrar com o Rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul.

· Mau Começo: a sujeira começa a ser jogada 15 quilômetros depois da nascente, em Mogi das Cruzes.


Nascente do rio Tietê



Placa de indicação da nascente do Rio Tiete

Imagem da Barragem de Ponte Nova
A imagem ao lado mostra uma foto de satélite da área da nascente do Rio Tietê. Na imagem, o preto corresponde à presença de água e os tons avermelhados as áreas urbanas. O Rio Tietê nasce na Serra do Mar no Município de Salesópolis, no Bairro da Pedra Rajada, a 113 Km da Capital e 22 Km do Oceano Atlântico, atravessa a Mata Atlântica e todo Estado de São Paulo, recebe seus afluentes durante o percurso, desaguando no rio Paraná.
Através da Resolução n.º 6, de 21 de fevereiro de 1990 - processo de n.º 00448/1974 a Nascente do Rio Tietê foi tombada, pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado ) como bem cultural de interesse histórico e paisagístico, abrangendo uma área total de 48Km² . Após a desapropriação, a propriedade passou a pertencer ao Governo do Estado de São Paulo para implantação do Parque Estadual da "Nascente do Rio Tietê", inaugurado dia 22 de setembro 1996 - Dia do Tietê.
A administração do Parque está sob a responsabilidade do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica (SP) . O Parque localiza-se em área de Mata Atlântica.
A vegetação, classificada como Floresta Ombrófila Densa, é constituída por árvores que ultrapassam, 25 metros, além de arbustos e plantas ornamentais. O visitante poderá observar o cedro, a guaça-tonga, a canela-amarela, além de orquídeas, como a chuva de ouro. A fauna inclui a jaguatirica, o cachorro-do-mato e aves como pitiguari, juruviara e saí-azul. Dentre os peixes presentes nas proximidades das nascentes, podem ser citados os lambaris, guarús e cascudos.
Atravessando o Parque Estadual da Serra do Mar, antigo caminho dos tropeiros, descortina-se uma das mais belas paisagens deste país: grande parte da diversidade de plantas e animais existentes em toda Mata Atlântica espraiam-se por estas serras em meios de águas cristalinas que deságuam no Atlântico.